Gabriel Bortoleto está cada vez mais próximo de sua estreia na Fórmula 1, e a preparação para o GP da Austrália, que marca o início da temporada 2025, já está em sua reta final. Em entrevista recente, o piloto brasileiro, que foi campeão da F3 e da F2 de forma consecutiva, afirmou que está apenas no começo de sua jornada na principal categoria do automobilismo mundial.
O jovem piloto destacou que a conquista do seu lugar na F1 é um sonho realizado, mas também um ponto de partida em sua carreira. "É minha primeira temporada na Fórmula 1, e é um sonho realizado. Quando somos jovens, sonhamos em chegar à F1, mas não sabemos as reais chances de conseguir isso. O mais importante é se destacar nas categorias de base e esperar que uma oportunidade surja", disse Bortoleto.
Ele não escondeu que, embora esteja muito satisfeito com os títulos conquistados nas categorias de base, agora sua atenção está voltada para o grande desafio de competir com os melhores do mundo. "Agora, estou competindo com os grandes nomes, e preciso trabalhar incrivelmente duro para estar no nível deles", afirmou o piloto da Sauber.
Em relação aos desafios que o aguardam nesta temporada, Bortoleto explicou que a diferença entre a F2 e a F1 é bem maior do que imaginava. "A Fórmula 1 é um cenário completamente diferente, com muito mais pessoas envolvidas. São cerca de 1.000 membros da equipe trabalhando nos bastidores para manter dois carros na pista", explicou o brasileiro.
Além disso, ele destacou a complexidade do trabalho em um carro de F1, que exige uma compreensão técnica mais profunda. "A F1 é muito mais complexa do que a F2 e a F3, com muito mais ferramentas e sistemas para gerenciar. O ajuste do carro é muito mais detalhado, e é algo que tenho me concentrado desde o primeiro teste pós-temporada em Abu Dhabi", afirmou Bortoleto.
Com a pré-temporada se aproximando, o piloto se prepara para os testes coletivos, que acontecerão entre os dias 26 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 da Fórmula 1 começa oficialmente em março, com o GP da Austrália, onde Bortoleto terá a oportunidade de dar os primeiros passos como titular da Sauber.
Mín. 17° Máx. 29°