Pelo menos 10 gatos morreram e outros dois ficaram gravemente feridos após um suposto envenenamento na ONG BastAdotar, localizada no bairro Carlos Prates, região Noroeste de Belo Horizonte. O caso foi descoberto na manhã deste sábado (22), quando voluntários chegaram ao abrigo para preparar uma feira de adoção e resgataram os animais mortos ou agonizando.
Segundo Ana Carolina Pires, que atua na ONG há mais de cinco anos, uma necropsia preliminar apontou a presença do agrotóxico aldicarbe, conhecido como chumbinho, no organismo de um dos gatos. Além disso, um sachê suspeito foi encontrado entre a parede e a tela de proteção do abrigo. “A gente não tem desconfiança do vizinho. Então, não sabemos se foi alguém de dentro, se alguém invadiu o local, se pulou o muro. Não há sinais de arrombamento nem nada do tipo”, afirmou a voluntária.
A ONG BastAdotar abrigava cerca de 80 gatos e 10 cães, mas aparentemente apenas os felinos foram afetados. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência, e a Polícia Civil investiga o crime. Ana Carolina destacou que essa é a primeira suspeita de envenenamento desde a fundação da ONG, há mais de 20 anos.
“É uma atrocidade sem tamanho. Cuidamos desses animais com muito carinho, e eles não tiveram nem chance. É uma crueldade revoltante”, desabafou a voluntária.
Doações para ajuda de custos nas internações, necropsias e no aumento de segurança do abrigo podem ser realizadas através do pix [email protected].
Mín. 16° Máx. 29°