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Álvaro Damião se posiciona contra pedágios e propõe municipalização do trecho da MG-010

Prefeito em exercício quer impedir a cobrança na Linha Verde e propõe que a prefeitura assuma a gestão do trecho dentro da capital.

22/02/2025 às 10h00
Por: Por Redação
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Foto: Flavio Tavares / O Tempo
Foto: Flavio Tavares / O Tempo

O prefeito de exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), anunciou nesta sexta-feira (21) que pretende solicitar ao governo de Minas a municipalização do trecho da MG-010 que passa pela capital. A proposta tem como objetivo impedir a instalação de pedágios dentro dos limites da cidade, principalmente na chegada à Cidade Administrativa.

"Sou contra a praça de pedágio da MG-10. No trecho que passa por Belo Horizonte, tenho uma proposta: vou enviar um ofício ao governo propondo municipalizar essa parte da rodovia. O que depender de nós será feito, sem pedágio em Belo Horizonte", declarou Damião em suas redes sociais.

A ideia surgiu após o governo estadual consolidar o projeto de concessão da MG-010, que inclui a Linha Verde ´que liga Belo Horizonte ao Aeroporto de Confins. A proposta de privatização prevê 13 áreas de pedágio ao longo de 181 quilômetros, abrangendo 13 municípios da Região Metropolitana. Embora o plano original não preveja a instalação de pedágios dentro de Belo Horizonte, a medida gerou críticas e mobilizações de parlamentares para evitar a cobrança nas cidades vizinhas.

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, diversos deputados estaduais apresentaram projetos contra a instalação das praças de pedágio. Na Câmara Municipal de Belo Horizonte, um grupo de vereadores foi criado para discutir o tema e buscar alternativas para impedir a cobrança. Agora, Álvaro Damião se soma ao movimento e quer oficializar o pedido ao governo estadual nos próximos dias.

Se a proposta for futura, será a segunda grande rodovia que corta Belo Horizonte a ser reivindicada pela prefeitura. As negociações para que o Anel Rodoviário passe para a gestão municipal já estão avançadas, dependendo apenas de obras emergenciais que precisam ser executadas pelo governo federal antes da transferência. No entanto, a liberação dos recursos ainda aguarda a aprovação do orçamento de 2025 pelo Congresso Nacional.

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