O Carnaval de Belo Horizonte contará com um novo sistema de segurança: drones equipados com câmeras de reconhecimento facial e superzoom para identificar infratores em meio à multidão. A tecnologia, já testada em 2024 nas Plataformas de Operações Elevadas, será utilizada na capital mineira para monitoramento em tempo real, permitindo que pessoas com mandatos de prisão em aberto sejam rapidamente localizadas e abordadas pelas forças de segurança.
Os drones operam dentro de um raio de três a quatro milhas e transmitem as imagens captadas para bases centrais, onde são comparadas com bancos de dados da polícia. Caso um suspeito seja identificado, as equipes de patrulhamento serão acionadas imediatamente. Além disso, as aeronaves contam com sirene e giroflex, podendo emitir alertas sonoros e luminosos quando necessário.
A Polícia Militar apresentou uma tecnologia em uma demonstração nesta quarta-feira (19). Segundo a corporação, mais de 100 pessoas foram presas durante as duas semanas de testes do sistema na capital, com uma taxa de assertividade de 93%. “Foram 116 indivíduos com mandatos de prisão identificados e capturados nesse período”, informou o comandante-geral da PM, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia.
Neste ano, cerca de 200 drones serão usados em todo o Estado, mas apenas os de Belo Horizonte possuem o sistema de reconhecimento facial. O número exato de dispositivos operando no capital não foi divulgado por questões estratégicas.
O vice-governador de Minas, Matheus Simões, destacou que a tecnologia poderá ser expandida para outros eventos com grande concentração de pessoas, como partidas de futebol. “Por enquanto, o projeto piloto será aplicado no Carnaval de BH, mas avaliaremos sua ampliação futuramente”, afirmou.
A implementação do reconhecimento facial reforça a aposta do Estado no uso de inteligência artificial para aprimorar a segurança pública. Com a expectativa de milhões de foliões nas ruas, a Polícia Militar acredita que a inovação será útil para coibir crimes e garantir um Carnaval mais seguro na capital mineira.
Mín. 17° Máx. 30°