Um avião de pequeno porte foi abatido pela Força Aérea Brasileira (FAB) na última terça-feira (11) após invadir o espaço aéreo nacional vindo da Venezuela. A aeronave que transportava drogas foi interceptada na Região Norte do país e passou a ser hostil após desobedecer ordens de identificação e pouso. A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal e os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), em conformidade com as disposições da legislação federal.
De acordo com a FAB, o piloto do avião não respondeu às tentativas de comunicação pelo rádio nem alterou sua rota para pousar em um aeródromo próximo. Diante da recusa, tiros de advertência foram disparados, mas também não surtiram efeito. Como último recurso, foi utilizado o chamado “tiro de detenção”, medida extrema empregada para impedir a continuidade do voo ilícito. Após ser atingida, a aeronave caiu.
Na quarta-feira (12), uma equipe da FAB localizou os destroçoes e confirmou a presença de dois homens mortos e drogas a bordo. A operação reforça o combate ao tráfico aéreo na região de fronteira.
Mín. 18° Máx. 29°