19°C 21°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Minas Gerais prepara leilão de quase 3.000 km de rodovias em 2025

Concessões podem dobrar trechos privatizados e atrair R$ 38 bilhões em investimentos nos próximos 30 anos

27/01/2025 às 15h30
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Alex de Jesus / O TEMPO
Foto: Alex de Jesus / O TEMPO

Minas Gerais se prepara para uma nova etapa de concessões rodoviárias que promete transformar sua malha viária. O estado, que liderou em 2024 o ranking de pontos críticos em rodovias pavimentadas no Brasil, segundo a Pesquisa CNT, planeja leiloar cinco lotes de estradas estaduais em 2025. Caso todos os pregões sejam bem-sucedidos, a extensão de vias mineiras geridas pela iniciativa privada pode mais que dobrar, passando de 2.350 km para 5.147 km. Paralelamente, a União planeja a relicitação de trechos da BR-040 até abril, ampliando em quase 3.000 km a rede de rodovias concedidas no estado, com investimentos estimados em R$ 38 bilhões ao longo de 30 anos.

O programa inclui importantes rodovias estaduais, como a BR-356, que conecta Nova Lima a Mariana, e é marcada por um histórico crítico de acidentes, com 509 registros e sete mortes em 2024. O governo estadual prevê duplicar 67 km dessa estrada e adicionar quase 40 km de faixas extras, com R$ 2 bilhões vindos do acordo de compensação pelo rompimento da barragem da Samarco e mais R$ 3 bilhões da empresa vencedora do leilão. Além das rodovias estaduais, o governo federal retoma concessões de trechos federais, como a BR-381 e a BR-262, após fracassos anteriores em governos passados.

Especialistas avaliam que as concessões representam um avanço significativo para a infraestrutura de Minas Gerais. O engenheiro Márcio Aguiar destaca que, apesar da importância das obras, é essencial haver uma fiscalização rigorosa para garantir o cumprimento dos contratos. Por sua vez, o engenheiro Silvestre Andrade vê as concessões como uma reação tardia, mas necessária, para que o estado alcance o patamar de outras regiões, como São Paulo, que lidera em rodovias privatizadas.

Entretanto, as concessões também enfrentam críticas. O deputado Leleco Pimentel (PT), da oposição ao governo estadual, questiona o modelo de privatização e defende ajustes no tempo de contrato. A polêmica entre os benefícios e os desafios das concessões reflete o impacto das decisões que envolvem a gestão de rodovias em um estado com a maior malha viária do país.

 

Foto: Alex de Jesus / O TEMPO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lagoa Santa, MG
20°
Chuviscos

Mín. 19° Máx. 21°

21° Sensação
4.63km/h Vento
94% Umidade
100% (9.68mm) Chance de chuva
05h39 Nascer do sol
06h38 Pôr do sol
Sex 23° 19°
Sáb 23° 19°
Dom 26° 19°
Seg 28° 17°
Ter 27° 17°
Atualizado às 19h06
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,87 +0,31%
Euro
R$ 6,10 -0,06%
Peso Argentino
R$ 0,01 -1,85%
Bitcoin
R$ 654,687,62 +1,08%
Ibovespa
126,912,78 pts 2.82%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio