Um homem foi preso nesta sexta-feira (24) no Aglomerado da Serra, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, sob suspeita de armazenar um bloqueador de sinal de GPS de drones que estava interferindo em pousos e decolagens na capital mineira e na Região Metropolitana , incluindo o Aeroporto Internacional de Confins. O equipamento, instalado em uma área alta e sem barreiras, foi identificado após cerca de dez dias de investigações conduzidas por técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com a Polícia Militar (PM), o bloqueador afetou os sinais de GPS de aeronaves comerciais e de operações aéreas da PM, representando um risco significativo às atividades na região. Após rastrear a origem das interferências, as autoridades localizaram o dispositivo na residência do suspeito, que foi preso em flagrante.
O homem foi encaminhado à sede da Polícia Federal, onde serão tomadas as medidas legais cabíveis. O uso de bloqueadores de sinal é proibido no Brasil e pode comprometer gravemente a segurança das operações aéreas, o que reforça a gravidade do caso. A apreensão do equipamento foi considerada um avanço na proteção do espaço aéreo da região.
Fontes: MG2
Foto: PMMG/Divulgação
Mín. 18° Máx. 28°