O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), reacendeu uma troca de farpas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao responder às declarações feitas durante a assinatura do contrato de concessão da BR-381, nesta quarta-feira (22). Usando a plataforma ‘X’, Zema ironizou a fala de Lula, que afirmou que “talvez só Jesus Cristo” teria feito o que ele fez pela renegociação das dívidas estaduais, dizendo que Jesus Cristo “perdoaria todas as dívidas” e jamais cobraria juros abusivos de quem ajuda a construir o Brasil.
A publicação ocorre em meio às críticas de Zema aos vetos presidenciais no Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag). O governador, que se posicionou contra as alterações feitas pelo governo federal, manifestou sua expectativa de que os deputados derrubem os vetos para garantir o que ele chamou de “justiça” para os Estados.
A ausência de Zema no evento da BR-381 também foi alvo de ataques de membros do governo federal. O ministro dos Transportes, Renan Filho, classificou a postura do governador como algo que “apequena o gestor público”, enquanto o chefe da Casa Civil, Rui Costa, reforçou as críticas sobre o debate envolvido a dívida estadual. Durante o evento, Lula acusou Zema de ingratidão, dizendo que "para falar 'obrigado' é preciso ter grandeza".
Parlamentares mineiros presentes ao evento também criticaram a ausência do governador e reiteraram as declarações do presidente. Zema, por sua vez, afirmou nas redes sociais que sua prioridade é “trabalhar, e não perder tempo com eventos burocráticos”.
Mín. 16° Máx. 31°