As intensas chuvas que atingiram Belo Horizonte na noite desta quinta-feira (16) provocaram o desabamento parcial de um muro de arrimo na rua Carmen, bairro Rio Branco, em Venda Nova. O incidente comprometeu a estrutura de um prédio residencial de quatro andares, forçando a interdição do imóvel pela Defesa Civil.
O desabamento do muro, pertencente a um condomínio vizinho, atingiu a lateral do prédio, causando o colapso da parede de um apartamento no primeiro andar e danificando a estrutura do segundo. Após vistoria técnica, foi determinado que todos os oito apartamentos do edifício teriam que ser desocupados. Os moradores, orientados pela Defesa Civil, procuraram abrigo em casas de parentes e amigos até que uma nova avaliação de segurança fosse realizada e a liberação do prédio fosse autorizada.
Segundo informações da Defesa Civil, a região de Venda Nova registrou chuvas significativas, contribuindo para que a região Noroeste de Belo Horizonte se aproximasse da média histórica de ocorrências para todo o mês de janeiro. Até agora, foram registrados 281,6 milímetros, o equivalente a 85,1% dos 330,9 milímetros previstos para o mês. O episódio reforça os impactos das chuvas intensas, que também causam transtornos em outras regiões da capital, como Barreiro e Oeste, que acumulam índices pluviométricos de 233,2 e 232 milímetros, respectivamente.
Foto: Reprodução Google Maps
Mín. 20° Máx. 31°