O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi novamente intubado nesta quinta-feira (01/09) após apresentar instabilidade respiratória. Internado há quase uma semana no Hospital Mater Dei devido a um quadro de pneumonia, Fuad foi extubado no último domingo (1/5), mas voltou a precisar de suporte avançado de ventilação mecânica.
De acordo com os médicos responsáveis pelo tratamento, Fuad passará por uma traqueostomia percutânea nesta sexta-feira (10/1) para melhorar os cuidados respiratórios. Em nota assinada pelos doutores Enaldo Melo de Lima e Anselmo Dornas Moura, o hospital informou que o prefeito permanece sob cuidados intensivos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Durante a internação, Fuad se licenciou do cargo de prefeito, que agora está ocupado interinamente pelo vice, Álvaro Damião (União Brasil). Esta é a quarta internação de Fuad desde sua reeleição em outubro do ano passado. Anteriormente, ele já havia sido internado para tratar neuropatia periférica, pneumonia, sinusite, diarreia e sangramento intestinal.
Na última quarta-feira (01/08), o hospital anunciou que deixará de divulgar boletins médicos diários sobre o estado de saúde do prefeito, atendendo a um pedido da família para preservar sua privacidade. As atualizações serão emitidas apenas em casos de alterações significativas no quadro clínico.
Até então, o último boletim oficial informou que Fuad apresentou melhorias nas parâmetros infecciosos e estaria lúcido e orientado, com ajustes no tratamento antibiótico após exames detalhados. Contudo, as complicações respiratórias registradas nesta quinta-feira acenderam novamente o sinal de alerta.
Foto: Flávio Tavares | O Tempo
Mín. 19° Máx. 28°