Na manhã desta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Belo Horizonte deve votar, em definitivo, um projeto de lei que pode transformar a Praça Sete, um dos pontos mais emblemáticos da capital mineira, em uma espécie de “Times Square” local, com a instalação de grandes painéis de LED luminosos. O projeto, que promete modernizar e dinamizar a área central da cidade, foi ajustado para incluir uma série de normas que visa equilibrar o uso da tecnologia com a preservação do patrimônio e a qualidade visual do espaço público.
Uma das principais alterações no projeto será a votação de um trecho que define como Áreas de Promoção da Cidade. Este trecho estabelece regras específicas para a instalação dos painéis, como a exigência de que o Conselho de Patrimônio Cultural da cidade seja consultado antes da execução de qualquer projeto. A regulamentação também define onde os painéis poderão ser posicionados, incluindo locais estratégicos como a Avenida Amazonas com Rio de Janeiro, Afonso Pena e as interseções com as ruas Carijós e Rio de Janeiro.
A proposta foi discutida, principalmente em relação à preocupação com a poluição visual que a instalação de painéis pode causar. Para mitigar esses impactos, o projeto estabelece que o município terá direito a pelo menos uma hora de diários de projeções nos painéis, além de permitir que uma área fique mais iluminada durante a noite, sem comprometer a estética urbana.
Ainda nesta terça-feira, os vereadores deverão votar dois empréstimos solicitados pela Prefeitura de Belo Horizonte. O primeiro é um financiamento de R$ 1,2 bilhão com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a segunda etapa do Programa de Recuperação Ambiental e Saneamento dos Fundos de Vale e Córregos da cidade. O segundo empréstimo, de R$ 293 milhões, será destinado à melhoria da infraestrutura de consumo, gestão de recursos hídricos e projetos de mobilidade sustentável.
Mín. 19° Máx. 27°