Após o controle do incêndio que atingiu a vegetação no entorno, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, localizado no ponto mais alto da Serra da Piedade, retomará as atividades de acolhimento a peregrinos e visitantes nesta quarta-feira (2). O local, fechado temporariamente por questões de segurança, voltará a receber fiéis, após intenso trabalho de brigadistas e do Corpo de Bombeiros, que atuaram na contenção das chamas.
Na última sexta-feira (27), o fogo se intensificou, comprometendo os acessos ao Santuário e levando a reitoria a suspender as visitas durante o final de semana, para proteger os peregrinos e funcionários dos riscos causados pela proximidade do incêndio e da fumaça densa. Diante da situação, as celebrações religiosas foram transmitidas pela TV Horizonte, Rádio América e redes sociais, permitindo que os fiéis acompanhassem as Missas de forma remota.
Com o fogo controlado nas áreas próximas ao conjunto arquitetônico, a retomada das visitas foi possível, embora os brigadistas sigam auxiliando os bombeiros no monitoramento de possíveis novos focos de incêndio na Serra. As visitas ao Santuário deverão ser agendadas previamente através do site oficial, um sistema que permitiu à equipe do Santuário informar as famílias sobre a suspensão das peregrinações no último fim de semana.
Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade: Um patrimônio mineiro
O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, acolhendo peregrinos há mais de 250 anos, é um dos destinos religiosos mais importantes de Minas Gerais, atraindo cerca de 500 mil visitantes por ano. Além de ser um local de fé e reflexão, é marcado por sua beleza natural, riqueza artística e importância cultural. Em 1965, o Santuário foi oficialmente reconhecido como o local de devoção à Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, após a consagração do Papa São João XXIII.
Em 2017, durante as comemorações dos 250 anos de peregrinações, o Papa Francisco elevou as duas igrejas do conjunto arquitetônico a basílicas. A pequena Ermida da Padroeira, construída no século 18, abriga a imagem de Nossa Senhora da Piedade, uma obra-prima de Aleijadinho, e tornou-se a menor basílica do mundo.
Agora, com a reabertura, o Santuário continua a sua missão de acolher peregrinos de todas as partes, mantendo viva a fé e a devoção que fazem parte da história de Minas Gerais.
Mín. 17° Máx. 28°