O Museu dos Militares Mineiros inaugurou, nesta terça-feira, 23 de abril, a exposição “Do passado ao presente: Tiradentes e seu legado” sobre a vida e a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono das polícias militares e civis de todo o Brasil e mártir da Inconfidência Mineira. A mostra, em parceria com Polícia Militar de Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, reúne objetos de diversas tipologias como indumentárias, documentos e medalhas.
A exposição conta com entrada gratuita e estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, até dia 9 de maio. O Museu dos Militares Mineiros está localizado no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
“Os visitantes poderão observar, por exemplo, como foi o estudo para que a tão famosa barba de Tiradentes fosse retirada e também o processo de aceitação dessa nova imagem, além de uma réplica do uniforme usado pelo Alferes Tiradentes, enquanto Comandante do Destacamento dos Dragões na patrulha do ‘Caminho Novo’, no Quartel de Sete Lagoas”, destaca Poliana Carla, coordenadora do Museu dos Militares Mineiros.
Tiradentes foi executado no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792. Ele é considerado o mártir da Inconfidência Mineira, movimento liderado por intelectuais, militares e comerciantes insatisfeitos com a exploração econômica e as restrições impostas pela Coroa Portuguesa, tendo como objetivo a separação e libertação da região de Minas Gerais.
Mín. 20° Máx. 27°