A Rota Frango e Cachaça do Circuito das Grutas, que será lançada oficialmente no dia 21 de setembro, já movimenta mais de 30 estabelecimentos, entre restaurantes e destilarias, nas 15 cidades que compõem a região. Este novo circuito gastronômico, além de ser permanente, está fortalecendo a cadeia produtiva do turismo e da gastronomia local, oferecendo uma experiência rica em sabores e cultura.
Entre os participantes, destacam-se estabelecimentos da nossa região como a Destilaria Taverna de Minas, o restaurante Adelso Buffet, o Gruta do Baú Quintal da Lapinha, Boi Lourdes, Velho Chico, Estação Trem Bar e muito mais, que juntos prometem transformar o Circuito das Grutas em um polo de turismo gastronômico.
Idealizada pela Instância de Governança Regional (IGR) Grutas e apoiada pelo Senac Minas, a rota evidencia a importância do frango na culinária mineira. O frango, como explica o chef Edson Puiati, coordenador de Gastronomia do Senac, "promove o encontro das minas e das gerais", traduzindo a essência cultural e histórica desse prato na região. Cada um dos restaurantes participantes desenvolveu um prato exclusivo, tendo o frango como ingrediente principal — desde o tradicional frango ensopado a versões inovadoras como hambúrguer, bolinhos e recheios de tortas. Essas delícias são acompanhadas por harmonizações com bebidas das destilarias locais, como cachaça, gin, rum e cervejas artesanais.
Para Rosa Tolentino, da Fazenda Aroeiras, em Fortuna de Minas, integrar a Rota Frango e Cachaça é uma oportunidade única de crescimento. "Estamos nos sentindo privilegiados. Tivemos uma experiência incrível com o treinamento de marketing, e nossa equipe saiu com um conhecimento valioso", afirmou. A consultoria técnica e os treinamentos oferecidos pelo Senac e Sebrae têm sido fundamentais para preparar os participantes da rota, tanto no aspecto gastronômico quanto no fortalecimento de suas marcas por meio do marketing digital.
Claudineia Borges, da destilaria Lamas, em Matozinhos, também comemora os benefícios da iniciativa. A Lamas, que produz uma variedade de bebidas, como whisky, gin e cachaça, se tornou patrocinadora da rota. "É uma excelente oportunidade para promover novos produtos e fortalecer as tradições de Minas Gerais", destacou Claudineia, acrescentando que a parceria entre Senac, Sebrae e a Rota é um investimento essencial para impulsionar a economia local e a qualidade dos produtos.
A Rota Frango e Cachaça une tradição e inovação, oferecendo uma oportunidade para turistas e moradores apreciarem o melhor da culinária mineira e das bebidas artesanais.
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