16°C 30°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Cassação de Sérgio Moro: PL e PT podem recorrer até esta segunda contra absolvição de Moro

TRE-PR foi contra ação que pedia a cassação do mandato do ex-juiz da Lava Jato

22/04/2024 às 10h45
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Ton Molina /Fotoarena/Folhapress / Banda B
Foto: Ton Molina /Fotoarena/Folhapress / Banda B

O prazo para a apresentação de recursos contra a absolvição do senador Sérgio Moro (União-PR) nos processos que solicitam a cassação de seu mandato encerra-se às 23h59 desta segunda-feira, 22 de abril.

As entidades responsáveis pelas ações, o PL e a federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), já anunciaram que irão recorrer da decisão.

Os recursos podem ser protocolados tanto no próprio Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que rejeitou a cassação de Moro em 9 de abril, por uma votação de 5 a 2, quanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

No âmbito do tribunal paranaense, o recurso cabível é denominado "embargos de declaração", utilizado para esclarecer contradições ou omissões na decisão proferida. Geralmente, esse tipo de recurso não tem o poder de alterar a decisão original, mas serve para elucidar pontos obscuros ou não abordados.

Por sua vez, no TSE, pode ser interposto o chamado "recurso ordinário", que tem o propósito de reexaminar o caso e pode resultar na reversão do veredito da instância inferior.

Os advogados do PL e do PT estão na expectativa de que o julgamento no TSE ocorra até agosto e que, consequentemente, o mandato de Moro seja cassado. Nesse cenário, uma eleição suplementar seria convocada, possivelmente para o mês de novembro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários