14°C 32°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Ministério da Saúde confirma primeiro caso local de cólera no Brasil após 18 anos

Segundo a pasta, a situação foi identificada em março, e o paciente não transmite mais a doença desde abril. O Ministério da Saúde diz que o registro é 'isolado'. Os últimos casos haviam sido diagnosticados entre 2004 e 2005.

22/04/2024 às 09h14
Por: Redação
Compartilhe:
Sede do Ministério da Saúde em Brasília — Foto: Rodrigo Coutinho/MS
Sede do Ministério da Saúde em Brasília — Foto: Rodrigo Coutinho/MS

O Ministério da Saúde confirmou, em nota técnica divulgada na última sexta-feira, 19 de abril, o registro do primeiro caso local de cólera depois de 18 anos sem diagnósticos no Brasil.

O caso, tratado pela pasta como "isolado" , foi identificado em Salvador, na Bahia. Segundo o ministério, o paciente contraiu a doença localmente (sem ter contato com outras pessoas diagnosticadas e sem ter se deslocado para países com casos confirmados).

O Ministério da Saúde afirmou que o diagnóstico local é o primeiro registrado desde 2006. Os últimos casos locais haviam sido identificados entre 2004 e 2005, em Pernambuco. Desde então, somente houve registro de casos importados.

De acordo com a nota técnica, a doença foi detectada em um homem de 60 anos. Ele havia apresentado desconforto abdominal e diarreia, em março de 2024.

O documento afirma que, desde abril, o paciente não transmite mais a doença.

No documento, o Ministério da Saúde diz, ainda, que tem acompanhado o caso e apoiado os órgãos de saúde locais para "minimizar os possíveis impactos à saúde da população".

A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda. É transmitida por meio de alimentos contaminados e de pessoa para pessoa. Os sintomas são diarreia, dor abdominal e cãibras. Os casos podem ser leves ou graves, que podem levar à morte.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de janeiro a março de 2024, 31 países registraram casos ou declararam surto de cólera.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários