A partir desta quarta-feira, 10 de julho, o Ministério da Saúde oferecerá 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita através do programa Farmácia Popular, que comemora 20 anos. Medicamentos para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite agora poderão ser retirados gratuitamente em todo o país. A medida deve beneficiar pelo menos 3 milhões de usuários do programa, gerando uma economia de até R$ 400 por ano para cada pessoa.
O programa disponibiliza 41 itens, incluindo fármacos, fraldas e absorventes. Antes dessa mudança, somente medicamentos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram gratuitos, enquanto outros medicamentos tinham até 90% do valor subsidiado pelo governo. Agora, 95% dos itens serão totalmente gratuitos, ampliando o acesso à saúde em todo o Brasil.
Criado pelo Governo Federal em 2004, o programa Farmácia Popular foi relançado pelo presidente Lula no ano passado, incluindo novas gratuidades como medicamentos para osteoporose e anticoncepcionais, além de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública. Nos últimos 20 anos, mais de 70 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo programa.
Seis meses após o relançamento, em junho de 2023, a extensão dos benefícios levou o programa ao melhor resultado dos últimos quatro anos, com 22 milhões de brasileiros atendidos – um aumento de 8,8% em relação a 2022. Além disso, 55 milhões de beneficiários do Bolsa Família passaram a ter acesso gratuito a todos os medicamentos do programa, com 4,6 milhões já contemplados desde então.
O programa Farmácia Popular está presente em 85% das cidades brasileiras, abrangendo 4,7 mil municípios, com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados e capacidade para atender 96% da população. Desde junho do ano passado, 560,4 mil mulheres acessaram medicamentos gratuitos para anticoncepção e osteoporose.
A meta do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional. Para isso, foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 novos municípios do Programa Mais Médicos, com 352 cidades do Norte e Nordeste recebendo a primeira unidade cadastrada. O credenciamento de novas farmácias e drogarias foi aberto em 811 cidades, priorizando os municípios que participam do Mais Médicos, visando reduzir os vazios assistenciais.
Mín. 18° Máx. 23°