
A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), inicia neste mês o Cadastro Escolar para o ano letivo de 2027. O processo será realizado em três etapas, de acordo com a situação de cada estudante, e é necessário para o encaminhamento de vagas na rede pública municipal.
O cadastro deverá ser feito por um responsável maior de 18 anos, exclusivamente pelo portal da Secretaria Municipal da Educação. As famílias devem ficar atentas aos prazos correspondentes a cada grupo para evitar a perda da oportunidade de solicitar uma vaga.
A primeira etapa ocorre de 10 a 16 de setembro de 2026 e é destinada aos estudantes que já estão matriculados na rede municipal, mas precisam mudar de unidade para dar continuidade aos estudos. A medida contempla alunos da pré-escola 2 ou de escolas que não oferecem o ano seguinte da etapa em que estão matriculados. Durante o cadastro, o responsável deverá indicar a ordem de preferência entre as unidades mais próximas da residência.
A segunda etapa será realizada de 21 a 31 de outubro de 2026 e atenderá crianças e adolescentes que ainda não estudam na rede pública municipal ou em instituições parceiras e precisam de vaga para 2027. O período contempla berçário, creche, pré-escola e ensino fundamental. Neste ano, o cadastro para crianças de 0 a 3 anos também será feito pelo site da Semed.
Para o berçário, poderão ser cadastradas crianças nascidas em 2026, desde que completem 1 ano até 31 de março de 2028. Na creche, devem ser inscritas crianças que completarão 1, 2 ou 3 anos até 31 de março de 2027. A pré-escola atende aquelas que completarão 4 ou 5 anos até essa data, enquanto o ensino fundamental é destinado às crianças que completarão 6 anos até 31 de março de 2027. Também devem participar alunos vindos de outros municípios ou de escolas particulares, além de jovens e adultos interessados nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).
A terceira etapa acontece de 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2027 e será destinada às vagas remanescentes da pré-escola e do ensino fundamental. Poderão participar responsáveis que não fizeram o cadastro nas etapas anteriores ou que não efetivaram a matrícula dentro do prazo estabelecido.
Durante o preenchimento do cadastro, será necessário informar dados como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, telefone, e-mail, informações sobre filiação ou responsável legal, escola de origem e etapa ou ano de escolaridade pretendido. Também deverão ser informadas eventuais condições de deficiência do estudante, quando houver.
A Semed orienta que as famílias acompanhem os prazos e as orientações do processo. Quem não realizar o cadastro em nenhuma das etapas ou não efetivar a matrícula na unidade para a qual foi encaminhado deverá, a partir de 15 de fevereiro de 2027, procurar a Assessoria de Escrituração Escolar da Secretaria Municipal da Educação para solicitar uma vaga remanescente.
Cadastro Escolar 2027
Grupo 1: 10 a 16 de setembro de 2026 — estudantes já matriculados na rede municipal que precisam mudar de unidade para continuar os estudos.
Grupo 2: 21 a 31 de outubro de 2026 — vagas para berçário, creche, pré-escola e ensino fundamental, além de estudantes vindos de outros municípios ou escolas particulares e interessados nos CEJAs.
Grupo 3: 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2027 — vagas remanescentes para pré-escola e ensino fundamental.
Onde fazer: cadastroescolar.semed.betim.mg.gov.br
Informações: Secretaria Municipal da Educação — Rua Dr. Silvio Lobo, 221, Angola. Telefones: (31) 3531-5861, (31) 3532-2259, (31) 3594-5447 e (31) 3532-2106.
Mín. 18° Máx. 29°