
Um cidadão chinês foi resgatado com vida neste sábado (5), após passar cerca de 10 dias preso dentro de um túnel no norte do Nepal. O trabalhador estava no local desde o dia 26 de agosto, quando um deslizamento de grandes proporções atingiu a região e deixou estruturas destruídas e pessoas desaparecidas.
O homem foi localizado no Túnel de Auditoria 4, que faz parte do projeto hidrelétrico Upper Trishuli-1, no distrito de Rasuwa. A área foi atingida por uma forte correnteza carregada de água, lama e detritos durante o desastre.
O resgate foi confirmado pelo Exército do Nepal. Segundo o porta-voz da corporação, Raja Ram Basnet, equipes conseguiram retirar o cidadão chinês do túnel com vida. Imagens divulgadas pelo Exército mostram um agente de segurança carregando o trabalhador após a retirada.
O resgate ocorre um dia depois de outros dois trabalhadores também terem sido encontrados vivos no mesmo complexo. Os dois permaneceram presos por nove dias em um túnel da usina hidrelétrica antes de serem retirados pelas equipes de emergência.
O desastre de 26 de agosto provocou graves danos no norte do Nepal, principalmente na região de Rasuwa, onde enchentes repentinas e deslizamentos atingiram áreas de infraestrutura e deixaram trabalhadores isolados. As operações de busca e resgate continuam na tentativa de localizar outras possíveis vítimas.
Mín. 20° Máx. 33°