
Um cão que passou quatro dias preso em uma pedreira, a cerca de 100 metros de altura, foi resgatado na última quinta-feira (12) pelo Corpo de Bombeiros, em São Roque (SP).
O caso mobilizou o 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de São Paulo, que foi acionado após moradores da região do Pico da Pedreira (Pedreira do Marmeleiro) perceberem que o cão estava isolado na encosta íngreme, sem conseguir descer ou subir em segurança.
Segundo a corporação, o animal havia sofrido uma queda e ficou retido em um ponto da formação rochosa, cerca de 15 metros abaixo do acesso seguro no topo, um local considerado técnico e de difícil acesso até mesmo para salvadores experientes.
Diante da situação, os militares montaram um sistema de rapel com ancoragens seguras, seguindo todos os protocolos de salvamento em altura.
Ao encontrar o animal, os bombeiros o imobilizaram cuidadosamente para evitar movimentos bruscos que pudessem causar quedas ou lesões. Em seguida, foi içado junto com um bombeiro com o apoio de um sistema mecânico de vantagem, até serem trazidos de volta ao topo da pedreira.
Apesar dos dias em que permaneceu isolado e da exposição ao risco de queda, o animal não sofreu ferimentos graves e foi entregue são e salvo ao seu tutor.
Mín. 18° Máx. 29°