19°C 32°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Mudanças no PL mineiro podem impactar cenário político de Betim

A reorganização está prevista para ocorrer a partir de abril.

06/02/2026 às 15h40
Por: Suylan Rikelme
Compartilhe:
O vereador de Betim Layon Silva (PL) durante caminhada com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL)/ Divulgação: Redes sociais do vereador
O vereador de Betim Layon Silva (PL) durante caminhada com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL)/ Divulgação: Redes sociais do vereador

A possível licença do deputado federal Domingos Sávio da presidência do PL em Minas Gerais, para se dedicar à pré-candidatura ao Senado Federal, deve provocar mudanças significativas no comando estadual da legenda e gerar reflexos diretos no cenário político de Betim. A reorganização está prevista para ocorrer a partir de abril, após o encerramento da janela partidária.

Com a saída temporária de Domingos Sávio, o comando do PL mineiro deverá passar a ser exercido de forma compartilhada pelo deputado federal Zé Vitor e pelo ex-deputado federal José Santana, presidente de honra da legenda. A nova configuração tende a alterar correlações de força internas e influenciar definições estratégicas para as eleições de 2026.

Em Betim, o rearranjo pode resultar em uma disputa interna pela indicação do partido para a eleição de deputado estadual. De um lado está a vice-prefeita Cleusa Lara, ligada politicamente a Domingos Sávio e até então nome preferencial da legenda. De outro, surge o vereador Layon Silva, que tem ganhado força nos bastidores e demonstra alinhamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao deputado federal Nikolas Ferreira, integrante de um grupo interno do PL visto como contraponto à ala de Domingos Sávio e com influência crescente dentro do partido.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.