16°C 18°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Ônibus desgovernado desce ladeira, atropela idosa e bate em muro em Belo Horizonte

Veículo desceu rua íngreme no Alto Vera Cruz durante manutenção; vítima teve ferimentos graves e foi levada ao Hospital João XXIII

23/01/2026 às 17h25 Atualizada em 23/01/2026 às 17h47
Por: Marina Menta
Compartilhe:
Suylan Rikelme/Impactto News
Suylan Rikelme/Impactto News

 

Um ônibus desgovernado desceu uma ladeira, atingiu o muro de duas casas e atropelou uma idosa que aguardava no ponto de ônibus na manhã desta sexta-feira (23), no bairro Alto Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte. O acidente ocorreu por volta das 7h20, na Rua Leopoldo Gomes, altura do número 1567.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, militares do Pelotão Saudade foram acionados para atender a ocorrência. Testemunhas relataram que o motorista do coletivo, que faz a linha 9101 (Alto Vera Cruz/Santa Lúcia), havia parado o veículo em uma via íngreme para verificar um problema mecânico. Durante o procedimento, o ônibus teria começado a se deslocar sozinho morro abaixo.

 

Imagem: Suylan Rikelme / Impactto News

 

Ainda segundo os bombeiros, o veículo colidiu primeiro contra o muro de duas residências e, na sequência, atingiu a vítima que estava na calçada, no ponto de ônibus. 

Outras pessoas também aguardavam o coletivo no local, mas não se feriram e escaparam por pouco.
A idosa, de 60 anos, sofreu ferimentos graves, como fraturas na pelve e na perna esquerda, além de trauma facial. Conforme o atendimento inicial, ela estava consciente no início do socorro, mas perdeu a consciência minutos depois. 

Imagem: Suylan Rikelme / Impactto News

 

Uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU foi acionada e encaminhou a vítima ao Hospital João XXIII, onde permanece em estado grave.

Segundo a Polícia Militar, em conversa com o motorista do ônibus, ele relatou que parou o veículo para embarque de passageiros quando a catraca apresentou uma falha. 

Diante do problema, o condutor entrou em contato com a central da empresa e recebeu orientação da assistência técnica para descer do veículo e verificar uma caixa externa, desligando e ligando o sistema novamente.

Ainda conforme o motorista, ao realizar o procedimento, o ônibus se movimentou sozinho, percorreu cerca de 15 metros e colidiu contra o muro de residências próximas.

 

Imagem: Suylan Rikelme / Impactto News

 

Os danos causados pelo acidente ficaram restritos aos muros das residências atingidas, sem comprometimento estrutural dos imóveis, conforme avaliação preliminar. A área foi isolada durante o atendimento às vítimas e para garantir a segurança no local.

A dinâmica exata do acidente ainda será apurada. A Prefeitura de Belo Horizonte informou que as circunstâncias que levaram o ônibus a perder o controle serão investigadas.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.