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Pedágio da BR-381 deve subir após nova licitação, afirma ministro Renan Filho

Governo prevê investimentos de R$ 14 bilhões na Fernão Dias e diz que tarifa atual não acompanha necessidades da rodovia

10/12/2025 às 14h52
Por: Bianca Guimarães
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Foto: Marcio Ferreira / Ministério do Turismo
Foto: Marcio Ferreira / Ministério do Turismo

O pedágio da BR-381, na Rodovia Fernão Dias, deve ficar mais caro após a nova licitação marcada para quinta-feira (11/12). A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC, nesta quarta-feira (10/12). Segundo ele, a tarifa aplicada hoje no trecho entre Belo Horizonte e São Paulo está entre as mais baixas das rodovias de Minas e São Paulo e não condiz com a relevância da via.

Renan afirmou que o contrato atual, firmado anos atrás, deixou o valor do pedágio defasado em relação à necessidade de investimentos na rodovia. Ele citou falta de obras de acesso, ausência de viadutos e trechos urbanos precários como reflexo da baixa arrecadação tarifária. Para o ministro, a nova concessão é essencial para garantir segurança e fluidez ao corredor rodoviário que liga as duas capitais.

O leilão da Fernão Dias acontecerá em São Paulo e deve contar com a participação de três grupos: CCR, EPR e Arteris. A vencedora será responsável por um pacote de obras estimado em R$ 14 bilhões, que inclui implantação de faixas adicionais, vias marginais, correções de traçado e criação de Pontos de Parada e Descanso (PPDs). Renan destacou que, sem a concessão, a rodovia poderia ficar mais uma década sem intervenções significativas.

Questionado sobre a duplicação da BR-381 em trechos não concessionados, o ministro afirmou que a empresa vencedora da licitação anterior segue o cronograma e deve iniciar as obras em fevereiro. Ele disse não haver necessidade de recursos de emendas parlamentares para essa etapa, mas sugeriu que deputados e senadores mineiros direcionem verbas para outras rodovias que demandam investimentos públicos, como a BR-251 e a BR-367.

Renan acrescentou que aportes adicionais podem, eventualmente, contribuir para reduzir tarifas futuras, mas reforçou que, no caso da Fernão Dias, a arrecadação do pedágio será o principal mecanismo de financiamento das melhorias previstas.

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