
O Governo de Minas Gerais iniciou, nesta sexta-feira (5/12), a Operação Natalina, que reforça o policiamento em todo o estado durante o mês de dezembro. A medida busca reduzir furtos e roubos no período de maior movimentação no comércio por causa das festas de fim de ano. O lançamento ocorreu na Praça Sete, no hipercentro de Belo Horizonte.
A operação contará com um acréscimo de 5 mil militares nas ruas. Segundo o vice-governador Mateus Simões (Novo), 3 mil são soldados em formação, distribuídos por diversas regiões, e outros 2 mil atuavam em funções administrativas e foram direcionados para o patrulhamento. Para o governo, o aumento no fluxo de pessoas traz benefícios para o comércio, mas exige atenção redobrada para evitar crimes.
Além do reforço policial, foi lançada uma campanha de conscientização chamada “Fica ativo, sô”, que disseminará orientações de prevenção a furtos em redes sociais e em diferentes peças de mídia externa, como painéis de LED, ônibus, abrigos e cartazes. A iniciativa foca especialmente na proteção de pedestres, estabelecimentos comerciais, residências e veículos.
Durante o anúncio, o governo estadual também destacou outras ações em andamento. A Operação Quebra-cabeça, voltada ao combate a desmanches ilegais e comércio de peças de veículos furtados ou roubados, interditou 20 estabelecimentos em Belo Horizonte nesta semana. Já a operação Presença que Protege reforçou o patrulhamento em áreas consideradas vulneráveis à atuação de facções criminosas. Em Belo Horizonte, unidades especializadas como Bope, Rotam, Rocca e Choque atuaram em aglomerados como Morro das Pedras, Pedreira Prado Lopes e Cabana do Pai Tomás. O balanço geral dessas ações ainda será divulgado.
Mín. 17° Máx. 26°