
A Prefeitura de Belo Horizonte retomou oficialmente, nesta quinta-feira, o processo de captação de patrocinadores para o Carnaval 2026. A nova fase acontece poucas semanas após a Belotur declarar deserto o edital anterior, que buscava atrair empresas interessadas em adquirir cotas de apoio para a folia do próximo ano.
A falta de propostas no chamamento público nº 011/2025 motivou a republicação do edital, agora com ajustes para aumentar o interesse do setor privado. Entre as mudanças está a ampliação do número de cotas disponíveis na categoria de “apoio”, que passou de duas para quatro vagas, além da prorrogação do prazo para envio de propostas até o dia 19 deste mês.
A decisão de reabrir o processo acontece após três tentativas frustradas de prorrogação realizadas no último edital, que, mesmo estendido, não recebeu nenhuma manifestação empresarial. Em outubro, a prefeitura havia arrecadado apenas 2% do valor estimado inicialmente. Até o momento, somente a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) firmou contrato de patrocínio, no valor de R$ 500 mil.
Apesar da ausência de interessados na primeira etapa, o prefeito Álvaro Damião afirmou, em coletiva no mês passado, que o Carnaval está garantido independentemente da captação de recursos. Segundo ele, a festa será realizada com ou sem apoio privado, mantendo o padrão dos anos anteriores e podendo, inclusive, superar a edição deste ano.
A gestão municipal reforça que os recursos buscados por meio do edital são destinados à estrutura, ao marketing e à promoção do evento, que, segundo a própria Belotur, movimenta cerca de 6 milhões de foliões pelas ruas da capital durante o período carnavalesco. Com a republicação do chamamento, a PBH espera atrair novas marcas e garantir maior participação da iniciativa privada na realização da festa.
Mín. 16° Máx. 21°