
As polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro deflagraram, na manhã desta quarta-feira (19), mais uma fase da Operação Contenção, realizada na Vila Kennedy, zona oeste da capital fluminense. A ação tem como alvo integrantes do Comando Vermelho (CV) que atuam na região. Até o momento, agentes apreenderam dois fuzis, uma pistola e dois artefatos explosivos durante buscas na comunidade.
A nova etapa ocorre um dia depois de uma ação que levou à prisão de 21 pessoas suspeitas de integrar um grupo responsável por fornecer e instalar barricadas em acessos a comunidades dominadas pela facção. As estruturas, geralmente construídas com concreto e peças de aço, são utilizadas para dificultar o avanço de forças de segurança e reforçar o controle territorial.
Entre os detidos na terça-feira está Cosme Rogério Ferreira Dias, apontado pela Polícia Civil como o principal fornecedor do material usado nas obstruções. Ele figura nos relatórios da corporação como “Mentor de Barricadas” e é proprietário de uma empresa que, segundo a investigação, comercializaria peças de aço empregadas na instalação das barreiras.
As ações da Operação Contenção seguem em andamento, e as polícias afirmam que novas diligências serão realizadas para desarticular a estrutura criminosa responsável pelo fornecimento e manutenção das barricadas no estado.
Mín. 17° Máx. 27°