O vereador de Belo Horizonte Diego Sanches (Solidariedade), que recentemente assumiu a vice-liderança do prefeito Álvaro Damião (União) na Câmara Municipal, afirmou nesta quinta-feira (16/10) que a Prefeitura deve regulamentar novas categorias de tarifa social para o transporte coletivo até o final de 2025. Em entrevista ao programa Café com Política, exibido no canal do YouTube de O TEMPO, o parlamentar destacou que tem trabalhado para incluir mães atípicas entre os beneficiários.
Segundo Sanches, a medida busca atender grupos que dependem do transporte público de forma prioritária, em substituição ao projeto de Tarifa Zero, que previa gratuidade total e foi rejeitado pela Câmara Municipal com 30 votos contrários e 10 favoráveis. “A Tarifa Zero tinha essa intenção na sua plenitude. Não falo que é utopia, porque as coisas podem avançar, mas até lá estamos discutindo categorias que contemplem parte da sociedade que necessita do transporte de forma urgente. Com orçamento limitado, precisamos trabalhar com recortes”, explicou.
O vereador detalhou que a prefeitura está criando um grupo de trabalho composto por especialistas para definir os critérios das novas categorias de forma responsável, avaliando tanto o impacto social quanto o financeiro. “As mães atípicas, por exemplo, são cadastradas no Cadastro Único. É um recorte que permite mensurar o impacto social e financeiro”, afirmou Sanches.
O prefeito Álvaro Damião, por sua vez, já havia sinalizado no início do mês que buscava recursos federais para custear passagens de ônibus na capital mineira, sem detalhar valores ou prazos. A ampliação da tarifa social é vista como alternativa para atender populações específicas de forma gradual, respeitando limites orçamentários.
Na mesma entrevista, Sanches comentou sobre a retomada da navegação na Lagoa da Pampulha, projeto anunciado recentemente pelo prefeito e pelo governo do estado. O parlamentar ressaltou a necessidade de integração entre diferentes esferas de governo para garantir melhorias na limpeza e manutenção do espelho d’água. “O evento foi uma forma de lançamento, mas o essencial é atuarmos com firmeza junto a outras esferas para mudar uma realidade que o cidadão de Belo Horizonte tem demandado há anos”, disse.
Com a expectativa de implementação ainda neste ano, a ampliação da tarifa social deve contemplar categorias definidas a partir de critérios socioeconômicos e de vulnerabilidade, incluindo grupos que dependem do transporte público para deslocamentos essenciais, enquanto a Prefeitura busca equilibrar o impacto financeiro do programa.
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