Minas Gerais registrou três mortes por afogamento neste fim de semana, em ocorrências distintas nos municípios de Fervedouro, Paraisópolis e Conceição do Pará. As vítimas, com idades entre 33 e 56 anos, estavam em locais de lazer quando foram surpreendidas pela força da água, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
O primeiro caso aconteceu na tarde de domingo (5/10), na Cachoeira do Piu, em Fervedouro, na Zona da Mata. Um homem de 44 anos tentou salvar três adolescentes que estavam se afogando, mas acabou submergindo e não retornou à superfície. Os jovens foram resgatados por pessoas que estavam no local. O corpo da vítima foi localizado a cerca de três metros de profundidade e encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Muriaé após a perícia.
Horas depois, um novo afogamento ocorreu em Paraisópolis, no Sul de Minas, na Cachoeira do Porto. Um homem de 33 anos desapareceu na água, que possui cerca de quatro metros de profundidade e forte correnteza. As buscas iniciadas no domingo foram suspensas à noite devido às condições de segurança e retomadas na manhã desta segunda-feira (6/10). Até o momento, a vítima ainda não foi localizada.
O terceiro episódio ocorreu em Conceição do Pará, no Centro-Oeste mineiro, no Rio Pará. Um homem de 56 anos, natural de Belo Horizonte, foi arrastado pela correnteza ao tentar recuperar um chinelo que havia caído na água. Apesar das tentativas de socorro de pessoas presentes, ele não resistiu. Equipes de mergulho localizaram o corpo ainda na tarde de domingo, e a vítima foi encaminhada ao IML de Nova Serrana.
O CBMMG reforçou a necessidade de cautela ao praticar atividades recreativas em rios, cachoeiras, lagoas e represas. Entre as orientações estão evitar locais com correntezas ou pedras escorregadias, não entrar na água sozinho ou sem supervisão de salva-vidas e nunca tentar recuperar objetos perdidos dentro da água.
Mín. 17° Máx. 33°