19°C 28°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

PF realiza operação contra grupo suspeito de fraudar concursos públicos em três estados

Investigações apontam fraudes em certames de órgãos federais e estaduais; três prisões preventivas foram cumpridas

02/10/2025 às 13h00
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (2) uma operação contra uma organização criminosa suspeita de fraudar concursos públicos em diversas instituições no país. As investigações indicam que o grupo atuou no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024, além de certames das polícias civis de Pernambuco e Alagoas, da Universidade Federal da Paraíba, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Segundo a PF, a quadrilha utilizava métodos variados para garantir a aprovação de candidatos que pagavam pelos serviços ilegais. Entre as práticas identificadas estão o acesso antecipado às provas, o uso de ponto eletrônico durante os testes e a falsificação de documentos para que terceiros realizassem o concurso no lugar dos inscritos.

Na manhã desta quinta-feira, agentes cumpriram 12 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e diversas medidas cautelares, incluindo afastamento de cargos públicos e sequestro de bens, em ações realizadas na Paraíba, Pernambuco e Alagoas. As investigações apontam que pelo menos 16 pessoas se beneficiaram das fraudes no ano passado com o auxílio da organização criminosa.

Em nota, a Polícia Federal informou que os investigados foram excluídos dos processos seletivos e afastados de cargos públicos que ocupavam. Eles poderão responder por crimes de fraude em certame de interesse público, organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.