Um detento de 21 anos conseguiu escapar do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte, na noite de domingo (21/9). A fuga ocorreu durante os procedimentos de admissão na unidade. O fugitivo foi identificado como Alexandro de Oliveira e, até a manhã desta segunda-feira (22/9), não havia sido recapturado.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), o jovem conseguiu se soltar das algemas, correu em direção ao muro do presídio e pulou, deixando o local sem ser contido. A secretaria informou que equipes das forças de segurança foram mobilizadas para localizar Alexandro.
O órgão destacou que o homem já havia cumprido pena anteriormente, entre 16 de maio e 16 de setembro de 2025, sendo liberado por determinação judicial. Um procedimento administrativo foi instaurado pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais para apurar as circunstâncias da fuga.
A Sejusp também orientou que qualquer informação que possa auxiliar na recaptura do detento pode ser repassada, de forma anônima, pelo Disque Denúncia Unificado 181.
Casos semelhantes têm sido registrados em Minas Gerais ao longo deste ano. Em 4 de julho, um jovem de 22 anos fugiu do Ceresp de Ipatinga, no Vale do Aço, mas acabou localizado e preso após perseguição da Polícia Militar. Já em 27 de janeiro, um detento de 23 anos escapou do Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, após atendimento médico.
Outras ocorrências também chamaram atenção em agosto, quando dois presos serraram as grades da cela e fugiram da penitenciária de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Em janeiro, três detentos escaparam do presídio de Lagoa da Prata, no Centro-Oeste mineiro, mas foram recapturados.
As investigações buscam entender como Alexandro conseguiu retirar as algemas e se houve falha de procedimento na segurança da unidade.
Mín. 20° Máx. 35°