Tyler Robinson, suspeito de assassinar o influenciador conservador Charlie Kirk, confessou o crime a amigos em uma conversa privada na plataforma Discord pouco antes de se entregar à polícia, informou nesta segunda-feira (16) o jornal The Washington Post. A publicação afirma ter obtido capturas de tela da conversa por meio de duas fontes que não tiveram seus nomes divulgados.
Charlie Kirk, de 31 anos, fundador da organização Turning Point USA em 2012, morreu após ser baleado na quarta-feira (10) durante um evento na Universidade Utah Valley, em Utah. Kirk participava de uma turnê universitária composta por pelo menos 14 eventos programados pelo país neste outono. Testemunhas relataram que o disparo veio de um prédio situado a cerca de 180 metros do local do ataque.
Na noite de quinta-feira (11), um dia após o atentado, Robinson enviou a mensagem a um pequeno grupo no Discord: “E aí, pessoal, tenho más notícias para todos vocês. Fui eu na UVU ontem. Peço desculpas por tudo isso. Vou me entregar por meio de um amigo xerife em alguns instantes. Obrigado por todos os bons momentos e risadas, vocês foram incríveis, obrigado a todos por tudo.” A confissão foi feita aproximadamente duas horas antes de sua prisão ser confirmada pelas autoridades.
De acordo com fontes ouvidas pelo Washington Post, o Discord forneceu cópia da confissão às autoridades e tem colaborado com o FBI e com órgãos policiais locais para fornecer informações sobre as atividades online de Robinson. O caso segue sob investigação, com foco na apuração do motivo do crime e de eventuais conexões com grupos ou indivíduos que possam ter influenciado o suspeito.
Mín. 17° Máx. 31°