O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (12) que o suposto atirador responsável pela morte do ativista Charlie Kirk foi preso. A declaração foi dada em entrevista à rede Fox News, dois dias após o crime ocorrido em Utah.
Trump disse que a captura foi possível graças à cooperação entre autoridades locais e estaduais, além de informações fornecidas por pessoas ligadas ao suspeito. “Vou dizer ‘eu acho’ só para nos proteger, para que não sejamos processados, mas com alto grau de certeza, nós o temos em custódia. Trabalhamos com a polícia local, com o governador, todos fizeram um ótimo trabalho”, afirmou.
Segundo o presidente, a denúncia partiu de uma pessoa de confiança do suspeito, que procurou o Serviço de Delegados Federais dos Estados Unidos. “Era uma pessoa de fé, um pastor, que o reconheceu a partir das imagens e foi até a polícia. Além disso, o pai do suspeito também teria o convencido a se apresentar”, relatou Trump. A identidade do homem detido, porém, não foi divulgada.
Charlie Kirk, de 31 anos, foi atingido por um disparo no pescoço enquanto discursava em um evento na Utah Valley University, na quarta-feira (10). O tiro interrompeu a apresentação do ativista diante de milhares de pessoas. Vídeos divulgados nas redes sociais registraram o momento em que o disparo é ouvido, seguido pela queda de Kirk e pela reação em pânico do público.
As autoridades de Utah continuam apurando os detalhes do caso. O comissário de Segurança Pública do estado, Beau Mason, informou que os investigadores rastrearam os movimentos do atirador, que teria chegado ao campus por volta das 11h52 e subido ao telhado de um prédio próximo. De lá, realizou um único disparo antes de fugir para fora da universidade.
Durante as buscas, um rifle de ferrolho de alta potência foi encontrado em uma área arborizada por onde o atirador teria passado. A arma, junto de impressões de calçados e marcas corporais, está sendo analisada pelo FBI. Também estão sob investigação gravações que podem ajudar a confirmar a identidade do responsável pelo ataque.
Mín. 15° Máx. 33°