19°C 28°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

PF prende “Careca do INSS” e empresário em operação contra fraudes em aposentadorias

Operação Cambota cumpriu mandados em Brasília e São Paulo e mira esquema bilionário de descontos ilegais

12/09/2025 às 10h30
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
Foto: Breno Esaki/Metrópoles
Foto: Breno Esaki/Metrópoles

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Cambota, que investiga fraudes contra beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre os alvos, está o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, preso preventivamente em Brasília. Ele é apontado como uma das principais figuras do esquema de descontos indevidos aplicados a aposentados e pensionistas.

Segundo a investigação, Antônio Carlos teria recebido R$ 53,9 milhões de associações envolvidas nas irregularidades. A Polícia Federal também prendeu preventivamente o empresário Maurício Camisotti, proprietário de empresas ligadas a seguros e planos de saúde.

Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em São Paulo, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A operação apura suspeitas de crimes como obstrução de investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio, além de embaraço às apurações conduzidas pela própria PF.

A investigação busca identificar a extensão do prejuízo causado a milhões de aposentados em todo o país e mapear a rede de envolvidos na movimentação dos valores obtidos com os descontos ilegais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.