A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11/9), uma operação contra um grupo suspeito de utilizar o sistema bancário para lavar dinheiro do tráfico de drogas em Belo Horizonte e na região metropolitana. As ações se concentraram em endereços da capital, de Contagem e de Ibirité.
De acordo com os investigadores, os alvos movimentaram mais de R$ 100 mil em contas bancárias, valor que teria origem em atividades ilícitas. A apuração começou após a prisão de uma pessoa flagrada com grande quantia em espécie ao tentar realizar um depósito. A suspeita confirmou que o dinheiro era proveniente do tráfico e que sua função era recolher valores e inseri-los no sistema financeiro.
A operação representa a chamada etapa de “colocação” (placement) do processo de lavagem de dinheiro, quando o montante obtido ilegalmente é introduzido no mercado formal. Esse mecanismo é utilizado para dificultar o rastreamento da origem criminosa dos recursos e viabilizar o reinvestimento em outras atividades.
No total, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Além da coleta de documentos e eletrônicos que podem reforçar as investigações, a PF determinou o bloqueio de contas bancárias suspeitas de receber os depósitos.
As autoridades informaram que a operação está em fase inicial e que novas medidas podem ser tomadas para identificar todos os envolvidos e mapear a rede de movimentações financeiras.
Mín. 15° Máx. 32°