Na noite desta terça-feira (9/9), moradores de Belo Horizonte e cidades vizinhas foram surpreendidos por uma intensa aparição de pequenos insetos luminosos, popularmente chamados de “bichinhos de luz”, aleluias ou siriris. Os animais se espalharam por ruas, praças, varandas e até residências, atraídos pela iluminação artificial presente na região.
O fenômeno gerou reações mistas entre a população. Enquanto alguns moradores demonstraram incômodo pela presença dos insetos, outros se mostraram curiosos e encantados com a revoada. Muitos também associaram o aparecimento ao ditado popular que indica a proximidade das chuvas, algo esperado em meio ao período de seca que afeta Belo Horizonte e a Região Metropolitana.
Para compreender o fenômeno, a Rede 98 consultou o professor Geraldo Fernandes, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo ele, a aparição em massa desses insetos é comum em períodos de calor e baixa umidade. “Eles são naturalmente atraídos pela luz artificial, o que explica o grande número observado nas áreas urbanas”, afirmou. Fernandes destacou ainda que, apesar de poderem causar incômodo, os bichinhos desempenham papel importante no ecossistema, servindo como alimento para aves e outros animais.
A expectativa dos especialistas é que, com a chegada das chuvas, a presença dos bichinhos de luz diminua gradualmente, devolvendo a normalidade ao cotidiano de BH e das cidades vizinhas. Até lá, os moradores seguem observando, entre curiosidade e preocupação, o fenômeno que marcou a noite da capital mineira.
Mín. 19° Máx. 33°