Durante a entrega parcial da Praça do Papa, neste sábado (30), o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, anunciou que o espaço contará com um banheiro autolimpante, instalado na área atualmente ocupada pela rua que separa os dois trechos da praça. A conclusão total da requalificação está prevista para 2025, mesmo com o período de chuvas, segundo o chefe do Executivo municipal.
Damião explicou que a entrega do espaço foi dividida em etapas devido à dificuldade do fornecedor em produzir o piso cerâmico exigido pelo tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ele pediu desculpas pelos atrasos e destacou a importância do projeto para frequentadores e turistas.
“Era um desejo das pessoas que frequentam a Praça. Além da requalificação, teremos um banheiro autolimpante para atender os visitantes e turistas que vêm conhecer este que é um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte”, afirmou o prefeito. Ele também reconheceu que os atrasos impactaram comerciantes locais que dependem das barracas no entorno para sustento.
As obras seguem em diferentes áreas. No platô intermediário, estão em fase de conclusão o assentamento do piso cerâmico e o plantio de grama. No platô inferior, o paisagismo ainda será iniciado, e equipamentos como playground, aparelhos da Academia da Cidade e o banheiro autolimpante estão previstos. A Prefeitura informou que as intervenções não devem afetar o trânsito na região.
A requalificação da Praça do Papa, inicialmente prevista para ser concluída em 2024, sofreu dois adiamentos devido às exigências do Iphan e à produção do piso cerâmico, mas a administração municipal garante a entrega completa até o final de 2025.
Mín. 15° Máx. 26°