O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar o Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, na próxima quinta-feira (5/9), para o lançamento do programa federal “Gás do Povo”, voltado para a ampliação do acesso ao gás de cozinha entre famílias de baixa renda. A agenda foi confirmada pelo Palácio do Planalto e organizada pelo Ministério de Minas e Energia.
A visita à capital mineira ocorre poucos dias após o presidente estar em Contagem e Montes Claros, em agendas relacionadas ao Novo PAC e à inauguração de um centro de tecnologia. Em Belo Horizonte, o Aglomerado da Serra foi escolhido por concentrar um grande número de moradores que poderão se beneficiar do programa, que no estado de Minas Gerais atenderá 1,3 milhão de pessoas.
O “Gás do Povo” deve substituir o atual Auxílio-Gás e será regulamentado por meio de Medida Provisória (MP) enviada ao Congresso Nacional. Segundo o governo federal, o programa prevê a gratuidade do botijão de gás para cerca de 15 milhões de pessoas de baixa renda em todo o país, expandindo o alcance do benefício atualmente pago de forma bimestral pelo Auxílio-Gás.
O lançamento do programa faz parte de uma série de medidas do governo federal voltadas à população de baixa renda, incluindo a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, um programa de crédito para reformas residenciais e isenção do pagamento de energia elétrica para até 60 milhões de brasileiros. Essas iniciativas também são vistas pelo Executivo como instrumentos estratégicos para fortalecer a popularidade do presidente em ano eleitoral.
A prefeitura de Belo Horizonte, inicialmente, tentou incluir Lula em sua agenda da capital na sexta-feira, mas o ato foi organizado de forma independente pelo governo federal, com participação esperada do prefeito Álvaro Damião em outro evento em Contagem. O lançamento em Belo Horizonte será o ato oficial de apresentação do “Gás do Povo” no estado.
Mín. 16° Máx. 29°