O próximo 7 de setembro terá manifestações convocadas por grupos de esquerda e direita em diferentes pontos do país. O PT anunciou, no último sábado (23), mobilização de militantes em conjunto com frentes, centrais sindicais e movimentos sociais, em atos chamados “Quem manda no Brasil é o povo brasileiro”. Segundo o partido, o objetivo é defender a democracia, a soberania nacional e discutir medidas como a reforma do Imposto de Renda.
No mesmo dia, atos bolsonaristas estão previstos em defesa da anistia aos envolvidos nos protestos de 8 de janeiro e em oposição à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os protestos também devem incluir críticas ao ministro Alexandre de Moraes e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
As manifestações ocorrem em meio ao julgamento de Bolsonaro e outros sete aliados na ação penal sobre suposta tentativa de golpe de Estado, conduzida pela Primeira Turma do STF, cujas sessões estão marcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Apesar de parte dos votos só ser registrada na segunda semana, políticos bolsonaristas apontam o processo como fator de mobilização extra para os atos.
Mín. 15° Máx. 30°