O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na próxima sexta-feira (29), para anunciar a seleção de projetos do Novo PAC voltados à mobilidade urbana. A agenda inclui também uma visita às obras do corredor da Avenida Maracanã, uma das principais intervenções de infraestrutura da cidade administrada pela prefeita Marília Campos (PT).
A ida a Contagem marca a sexta visita de Lula a Minas Gerais apenas em 2025, consolidando a intensificação de sua presença no estado após as críticas pela ausência em 2023. Entre compromissos recentes, o presidente esteve em assentamento do MST no Sul de Minas, em fábricas da Stellantis e da indústria do aço, em Betim e Ouro Branco, além de anúncios na área farmacêutica em Montes Claros e de obras de reparação em Mariana. Também passou por Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, para prometer investimentos em educação.
Com a nova visita, Lula supera o número de viagens feitas ao estado nos dois primeiros anos de seu terceiro mandato. Em 2024 foram quatro agendas e, em 2023, nenhuma. O movimento reflete a relevância estratégica de Minas, considerado decisivo nas eleições presidenciais por ser o segundo maior colégio eleitoral do país.
A cidade de Contagem, onde ocorrerá o evento desta semana, tem ainda um peso simbólico: é a segunda maior cidade administrada por prefeitos do PT, atrás apenas de Fortaleza, no Ceará.
A intensificação da agenda de Lula em Minas ocorre em paralelo ao protagonismo político do governador Romeu Zema (Novo), que já se colocou como pré-candidato à Presidência em 2026 e busca ampliar sua projeção nacional.
Mín. 14° Máx. 29°