Um detento de 42 anos morreu nesta sexta-feira (22) dentro do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte, após ingerir uma porção de cocaína. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Segundo a pasta, o homem, que havia dado entrada no local em 29 de abril deste ano, comunicou aos policiais penais que estava passando mal logo após engolir a droga.
De acordo com a Sejusp, o detento foi retirado imediatamente da cela e levado para a enfermaria da unidade, onde recebeu os primeiros atendimentos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi acionado para reforçar os cuidados. Apesar das manobras de reanimação, o homem não resistiu e teve o óbito constatado.
O preso acumulava passagens pelo sistema prisional desde março de 2010, mas a Sejusp não detalhou sua ficha criminal. A morte, considerada uma ocorrência grave dentro do ambiente carcerário, abriu a necessidade de apuração interna. Um procedimento foi instaurado para esclarecer em quais circunstâncias a ingestão da droga ocorreu e de que forma o entorpecente entrou na unidade prisional.
Os presos que estavam na mesma cela do homem serão ouvidos pelo Conselho Disciplinar, responsável por analisar eventuais irregularidades. O caso ainda deve passar por exames periciais para confirmar a causa da morte.
Mín. 14° Máx. 29°