
A Polícia Federal, com apoio da Caixa Econômica Federal, deu início nesta quinta-feira (21/8) à segunda fase da Operação Oasis 14, voltada a desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra o sistema financeiro e programas sociais. A ação cumpre 26 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão em oito cidades do Rio de Janeiro e em São Paulo.
A investigação, iniciada em maio de 2024, identificou um esquema que utilizava mais de 330 empresas de fachada, funcionários públicos e de bancos privados, além de documentos falsos e pessoas de baixa renda como “laranjas”. A organização também recorria a “sócios fantasmas” para abrir contas e obter empréstimos fraudulentos. Estima-se um prejuízo total de R$ 110 milhões, sendo R$ 33 milhões apenas em detrimento da Caixa Econômica Federal.
Durante as buscas, um dos investigados em São Pedro da Aldeia foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Até o momento, 14 prisões foram confirmadas. A operação contou com o apoio da Corregedoria e da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa, reforçando o esforço do governo para combater crimes financeiros de grande escala.
Mín. 18° Máx. 28°