O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a dirigir críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quinta-feira (21), durante a entrega de unidades móveis de odontologia em Sorocaba, no interior de São Paulo. Em meio às recentes tensões sobre tarifas comerciais, Lula afirmou que o republicano não deve interferir nos assuntos do Brasil. “Eu quero cuidar desse país, por isso o presidente americano não dê palpite aqui, porque, aqui, cuidamos nós”, declarou.
O chefe do Executivo destacou que governar vai além de construir obras de infraestrutura. Segundo ele, o papel de um governo também é oferecer acolhimento, carinho e atenção à população. Lula reforçou que a soberania não se limita ao controle do território nacional e de seus recursos naturais, mas inclui o bem-estar das pessoas. “É por isso que nós não temos medo de ninguém gritar com a gente. Aliás, nós somos educados, eu não grito com ninguém”, afirmou.
Durante o evento, o petista fez uma comparação entre a odontologia brasileira e a norte-americana, ressaltando que o Brasil conta com profissionais mais qualificados. “Não tem lugar nenhum do mundo que tenha a qualidade dos dentistas que tem o Brasil. Nem os Estados Unidos da América, com a arrogância deles, têm a qualidade de dentistas que nós temos”, disse Lula.
Além das críticas a Trump, o presidente aproveitou a ocasião para anunciar que encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei que estabelece um novo modelo para o Auxílio Gás. A medida, que será rebatizada de “Gás para Todos”, deverá atender cerca de 15,5 milhões de famílias. A proposta foi debatida na quarta-feira (20), durante reunião de Lula com seus ministros no Palácio da Alvorada.
Mín. 15° Máx. 31°