O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (20/8) com ministros e auxiliares para debater a implementação de um programa de distribuição gratuita de gás de cozinha para famílias de baixa renda. A iniciativa pretende substituir o atual Auxílio-Gás e será enviada ao Congresso Nacional por meio de Medida Provisória.
Segundo o governo, o programa poderá beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas, oferecendo o botijão de gás sem custos, diferente do Auxílio-Gás, que paga um valor bimestral equivalente a um botijão, calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Participaram da reunião os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social), além dos presidentes do BNDES, Banco do Brasil e Petrobras. A estatal pode ser responsável por parte da distribuição dos botijões.
O programa integra um conjunto de ações do governo que inclui a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, crédito para reformas de residências de baixa renda e financiamento de motos para entregadores de aplicativos. Recentemente, Lula também assinou medida que amplia a isenção da conta de luz para até 60 milhões de brasileiros e lançou programa para reduzir o tempo de espera por consultas no SUS.
A proposta ainda não tem data para lançamento, e sua tramitação no Congresso será determinante para a implementação do programa.
Mín. 10° Máx. 30°