O influencer Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, foram presos nesta sexta-feira (15) em uma residência de alto padrão em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo. Segundo o delegado Fernando David, responsável pela 3ª Delegacia de Investigações sobre Estelionato e Crimes contra a Fé Pública (DIG), havia indícios de que o casal planejava fugir do Brasil após tomar conhecimento da possibilidade de mandados de prisão.
As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, na Paraíba, a pedido do Ministério Público da Paraíba e do Trabalho. Ambos são investigados por tráfico humano e exploração sexual infantil em conteúdos vinculados às redes sociais. “Há, sim, a suspeita de que eles estavam tentando se evadir. Já sabiam que o mandado havia sido expedido na madrugada de ontem”, afirmou o delegado.
De acordo com as investigações, o casal estava em São Paulo desde a última quinta-feira (14) e usava a cidade como possível rota de fuga. O trabalho de inteligência monitorou o veículo deles, um Land Rover, que ficou estacionado em frente à mansão onde foram localizados. No momento da prisão, oito pessoas, todas maiores de idade, também estavam no imóvel.
O casal não resistiu à abordagem. Oito celulares foram apreendidos, quatro em posse de Hytalo e outros quatro com Israel, e deverão passar por perícia. “Chegamos por volta das oito da manhã. Não foi necessário arrombar a porta, eles cooperaram e estavam dormindo quando fomos recebê-los”, relatou David. Após a detenção, os dois foram levados ao Instituto Médico Legal para exame de corpo de delito.
A defesa, no entanto, apresentou versão diferente. O advogado Felipe Cassimiro afirmou que Hytalo e Euro estavam em São Paulo há cerca de um mês para compromissos profissionais. “Hytalo sempre se colocou à disposição das autoridades. Eles são inocentes. Não queria usar a palavra perseguição, mas são pessoas que estão sofrendo bastante. As acusações não procedem”, declarou.
Neste sábado (16), o casal deve passar por audiência de custódia em Carapicuíba. Caso a prisão seja mantida, os dois serão encaminhados para um Centro de Detenção Provisória (CDP) e, em seguida, poderão ser transferidos para João Pessoa, onde correm os processos.
O caso ganhou repercussão nacional após denúncias feitas pelo youtuber Felca sobre suposta adultização de crianças e adolescentes em conteúdos digitais. Após a polêmica, Hytalo foi banido do Instagram e Euro também teve sua conta desativada depois de tentar defendê-lo publicamente.
Mín. 15° Máx. 27°