A Polícia Civil de Minas Gerais realizou, na terça-feira (12/8), uma operação na residência de uma adolescente de 16 anos, no bairro Vale Formoso, em Vespasiano, em investigação sobre supostos planos de ataques a instituições de ensino e divulgação de conteúdo de ódio contra grupos minoritários.
Segundo a corporação, as apurações tiveram início em abril, a partir de informações repassadas pela Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos de Ódio (Urcod), da Polícia Federal. A jovem administrava perfis em redes sociais voltados ao planejamento de ataques e à propagação de mensagens discriminatórias contra pessoas LGBTQIA+ e de origem judaica.
Durante as investigações, foi constatado que a adolescente mantinha contatos virtuais com outras pessoas, incluindo um indivíduo residente em Bagdá, no Iraque, para troca de informações sobre a confecção de explosivos artesanais que poderiam ser usados nos ataques. Entre as postagens, constavam referências a criminosos notórios e símbolos nazistas.
No cumprimento do mandado, foram apreendidos celular e notebook, supostamente utilizados na prática dos crimes. Em depoimento à Divisão de Crimes Cibernéticos, a adolescente teria admitido a autoria dos perfis e o planejamento de massacres, incluindo ataques a uma faculdade, sem definição de datas ou locais.
O Juizado aplicou medidas cautelares, como a proibição de acesso à internet, uso de redes sociais e contato com integrantes de grupos extremistas, frequência obrigatória à escola, restrição de saída de casa e acompanhamento psicológico e psiquiátrico pelo Caps e Conselho Tutelar.
Mín. 13° Máx. 29°