O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, celebrou nesta quinta-feira (7/8) o início da cobrança de tarifas recíprocas sobre produtos importados de 69 países. As sobretaxas entraram em vigor logo após a meia-noite e, segundo o mandatário, representam uma mudança histórica na política comercial norte-americana.
Por meio de publicações na rede Truth Social, plataforma criada por ele, Trump afirmou: “É meia-noite!!! Bilhões de dólares em tarifas estão agora fluindo para os Estados Unidos da América!”. Em outra postagem, acrescentou que “bilhões de dólares, principalmente de países que têm se aproveitado dos Estados Unidos por muitos anos, rindo o tempo todo, começarão a fluir para os EUA”. O presidente também criticou o Judiciário americano, dizendo que “a única coisa que pode impedir a grandeza da América seria um tribunal de esquerda radical que quer ver nosso país falhar”.
As tarifas variam de acordo com o país de origem dos produtos. A Síria enfrentará uma taxa de 41%, a Suíça, 39%, a África do Sul, 30%, a Venezuela, 15%, e Taiwan, 20%. O Lesoto, que havia sido ameaçado com uma tarifa de 50%, teve a taxa reduzida para 15%. Os demais países permanecem com uma tarifa de 10%.
O Brasil foi atingido por uma sobretaxa de 10%, somada a uma taxa adicional de 40%, resultando em uma tarifa total de 50%, a mais alta anunciada até o momento. Apesar disso, o país obteve isenção para cerca de 700 produtos exportados aos Estados Unidos.
Mín. 12° Máx. 29°