A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou na manhã desta quinta-feira (7) a operação “Domínio Quebrado”, com foco no combate ao crime organizado na região metropolitana de Belo Horizonte. A ação ocorre nos bairros Palmital e São Benedito, em Santa Luzia, e tem como alvos suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, armas e homicídios tentados e consumados. Segundo a corporação, ao todo, seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos.
De acordo com o delegado Rodrigo Bustamante, o objetivo da operação é desarticular organizações criminosas que atuam de forma sistemática na região. Dados levantados pela Polícia Civil revelam a gravidade da situação: entre janeiro e julho deste ano, apenas no bairro Palmital, foram registradas 471 ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas, 184 homicídios (entre tentativas e execuções) e 22 casos de porte ilegal de arma de fogo.
Durante as diligências, os agentes realizaram buscas na casa de um homem de 36 anos, considerado um dos suspeitos mais procurados do estado. Monitorado por tornozeleira eletrônica, ele é investigado por envolvimento em tráfico e homicídios e, segundo a apuração policial, promovia festas conhecidas como “bailes funks” próximos à sua residência, onde também ocorreria a comercialização de entorpecentes.
Mais de 50 agentes do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc) e da Patrulha Unificada Metropolitana de Apoio (Puma) participam da operação. A Polícia Civil segue com as investigações em andamento e destaca que ações como esta visam reduzir a criminalidade em áreas com alto índice de violência, além de responder à crescente demanda da população por segurança.
Mín. 12° Máx. 29°