A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu a maior carga de ouro já registrada no Brasil, durante uma fiscalização na BR-401, em Boa Vista, Roraima. Um empresário de 30 anos, identificado como Bruno Mendes de Jesus, foi detido na tarde da última segunda-feira (4/8) ao ser flagrado transportando mais de 100 quilos do metal precioso em compartimentos ocultos de uma picape. O valor estimado do material ultrapassa R$ 62 milhões.
Bruno viajava acompanhado da esposa e de um bebê de nove meses quando foi abordado pela equipe policial na altura da Ponte dos Macuxis. A caminhonete usada no transporte não está registrada em nome do motorista, e até o momento, a Polícia Rodoviária Federal não divulgou o nome do proprietário do veículo. A reportagem tentou contato para esclarecer a situação, mas não obteve retorno.
Segundo o agente da PRF Rodrigo Magno, a princípio foi encontrada uma pequena quantidade de ouro, mas a suspeita sobre alterações no veículo levou a uma busca mais minuciosa, que resultou na descoberta das mais de 100 barras escondidas. A ação reforça o uso de técnicas policiais para identificar comportamentos suspeitos em rotas já conhecidas por esse tipo de contrabando.
O ouro apreendido foi encaminhado para a sede da Polícia Federal em Boa Vista, que dará prosseguimento às investigações para identificar a origem, o destino e a propriedade do material. A suspeita inicial é de que o metal tenha sido extraído ilegalmente em Rondônia e poderia estar sendo transportado para a Venezuela ou Guiana, regiões próximas da fronteira com Roraima.
Até o momento, o homem segue preso e à disposição da Justiça, enquanto as autoridades aprofundam as apurações sobre o caso.
Mín. 12° Máx. 29°