Durante uma vistoria realizada nesta quinta-feira (31) na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, agentes encontraram 34 celulares, 38 chips telefônicos e 38 carregadores em um setor onde estão detidos 12 presos. A ação, confirmada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), foi fruto do trabalho de inteligência da unidade.
Além dos aparelhos eletrônicos, os policiais penais apreenderam também 1.098 pacotes de fumo. Todos os objetos recolhidos e os detentos serão submetidos a um processo disciplinar conduzido pelo Conselho Disciplinar da penitenciária. A Secretaria informou que os envolvidos poderão receber sanções administrativas, que variam desde advertências para faltas leves até comunicação ao juiz da execução penal, em caso de faltas graves. Essas penalidades podem impactar a progressão da pena, conforme avaliação judicial.
Em comunicado oficial, a Sejusp negou a existência de uma ‘central clandestina de celulares’ dentro da unidade e desmentiu que os aparelhos tenham sido introduzidos por drones, informações que circulavam nas redes sociais após a apreensão.
Mín. 12° Máx. 25°