O governo dos Estados Unidos, sob influência do ex-presidente Donald Trump, estaria estudando impor novas sanções ao Brasil, entre elas a restrição total de vistos para cidadãos brasileiros — até mesmo durante a Copa do Mundo de 2026, que será sediada em parte no território norte-americano. A informação foi divulgada pela CNN Brasil, com base em apuração do analista internacional Lourival Sant’Anna.
A medida, considerada polêmica e de grande impacto diplomático, faria parte de um conjunto de ações com o objetivo de atingir politicamente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre as sanções já confirmadas está uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA, com vigência a partir desta quarta-feira (6), além de restrições específicas ao ministro Alexandre de Moraes.
A restrição de vistos teria começado de forma discreta durante a recente visita de senadores brasileiros a Washington, quando a comitiva recebeu autorizações de entrada com prazos mais curtos de estadia. O gesto teria sinalizado uma mudança na postura diplomática americana com o Brasil.
Ainda de acordo com a CNN Brasil, a Fifa não se posicionou oficialmente sobre o possível impacto da medida na Copa do Mundo, que será realizada em 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá. No entanto, o presidente da entidade, Gianni Infantino, é visto como próximo de Donald Trump, como demonstrado em eventos anteriores como a Copa do Mundo de Clubes.
Na última edição do torneio, em 2022, cerca de 3.200 brasileiros viajaram ao Catar para acompanhar os jogos da seleção, segundo a Polícia Federal. Caso a medida avance, o cenário para torcedores brasileiros poderá se tornar incerto, gerando desdobramentos políticos e esportivos de grande repercussão.
Mín. 11° Máx. 26°